Skip to main content

Competições

Descubra a competição certa para si - todos podem concorrer.
© Claudney Neves

Os Sony World Photography Awards têm quatro competições.


 

  • Professional - Para reconhecer conjuntos de trabalhos excecionais
  • Open - Para premiar imagens individuais excecionais
    Prémios Nacionais - Celebra o talento fotográfico local
  • Youth - Para celebrar as melhores imagens individuais de novos fotógrafos entre os 12 e 19 anos de idade
  • Student Focus - Para fornecer uma plataforma para estudantes por todo o mundo

 

Observação: Você pode entrar somente em uma das seguintes competições: Professional, Open ou Jovem.

Sobre

Os prémios de maior renome para artistas a trabalhar em fotografia contemporânea.
© Anton Unitsyn

Produzidos pela World Photography Organisation, os prémios de renome mundial Sony World Photography Awards são um dos eventos mais importantes no calendário mundial de fotografia.

Os prémios representam uma voz global para a fotografia e fornecem uma perspetiva vital sobre a fotografia contemporânea dos dias de hoje. Os prémios estão abertos a artistas já estabelecidos e emergentes e fornecem uma oportunidade de classe mundial de exibir o seu trabalho.

Os prémios já vão no seu 13.° ano e consistem de quatro competições: Professional (Profissional) (para conjuntos de trabalhos), Open (Aberta) (para imagens individuais), Student (Estudante) (para instituições académicas) e Youth (Jovem) para jovens entre os 12 e 19 anos de idade).

A participação é gratuita e há uma competição e categoria para todos, desde arquitetura, documentário, paisagem, retrato, desporto, fotografia de rua, vida selvagem, viagem, cultura, entre outras.

As imagens são todas avaliadas por peritos da indústria de todo o mundo, que se reúnem todos os anos em Londres para premiar os trabalhos que se destacam. Um fundo de prémio total de $60.000 (USD) mais o equipamento de fotografia digital mais recente da Sony é partilhado entre os fotógrafos participantes.

Os prémios têm o poder de ajudar a forjar carreiras, disponibilizando um placo sem precedentes às pessoas a trabalhar na área da fotografia para exibir o seu trabalho. No passado, fotógrafos galardoados foram trabalhar para galerias e instituições de renome por todo o mundo e o se trabalho tem sido exibido em grandes publicações internacionais.

Para além disso, os prémios reconhecem os artistas mais influentes do mundo a trabalhar neste meio, através do prémio Outstanding Contribution to Photography (Contribuição Notável na Área da Fotografia). Os artistas galardoados com este prémio incluem Mary Ellen Mark, Elliott Erwitt, Martin Parr, William Eggleston, Candida Höfer e, mais recentemente, Nadav Kander.

Visibilidade e Benefícios

Porque é que deve participar?
© Amir Hoosein Kamali

Os prémios são a sua oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido globalmente e têm o poder de mudar as carreiras dos vencedores e finalistas. 

O sistema democrático dos prémios significa que todos os artistas que trabalham com fotografia têm um nível de oportunidade igual a ganhar e a serem vistos por peritos líderes da indústria.

A participação em todas as competições é gratuita e as categorias foram concebidas para serem abertas a todos os tipos de fotografia e níveis de habilidade.

 

Os fotógrafos bem sucedidos podem receber o seguinte:

  • Serem incluídos nos meios de comunicação globais e nacionais, bem como campanhas de divulgação
  • Exibição em Somerset House, Londres
  • Potencial de serem incluídos em exibições internacionais
  • Serem incluídos no livro dos Sony World Photography Awards
  • Oportunidade de se candidatarem à bolsa da Sony para outros projetos fotográficos à sua escolha

 

A World Photography Organisation tem uma presença online dinâmica e cria campanhas dedicadas para proporcionar divulgação sem precedentes a nível mundial a fotógrafos bem sucedidos nos prémios em todas as suas plataformas das redes sociais, campanhas de correio direto e no seu website.

 

O compromisso da Sony

O objetivo dos prémios Sony World Photography Awards é criar uma plataforma para o desenvolvimento contínuo da cultura fotográfica. Os prémios fazem-no ao reconhecer grandes contribuições para a fotografia no passado, através do prémio Outstanding Contribution to Photography (Contribuição Notável na Área da Fotografia), bem como ao encontrar os novos talentos do futuro e ao proporcionar-lhes a oportunidades de serem promovidos e de exibir o seu trabalho por todo o mundo. Isto é realizado através do programa dos prémios e através da integração de competições para estudantes e jovens, bem como através das bolsas para estudantes e profissionais. Estas últimas evidenciam o compromisso da Sony para com a cultura fotográfica ao promover a sua relação com os vencedores individuas para além dos prémios no sentido de desenvolver as carreiras individuais. As bolsas de no valor de $7.000 (USD) e $3.500 (USD) cada uma são atribuídas a quatro galardoados profissionais e três estudantes, respetivamente, para poderem continuar a desenvolver os seus projetos. 

A Exibição

A cada primavera, a exibição dos prémios Sony World Photography Awards é realizada na famosa Somerset House, em Londres. A exibição, que atrai mais de 30.000 visitantes a cada ano e exibe mais de 800 imagens, é um evento a não perder no calendário londrino.

Após ser exposta em Londres, a exibição viaja pela Europa, Ásia e América.  Clique aqui para ver as datas e locais mais recentes da exibição.